sábado, 26 de dezembro de 2009

Texto Poético

TEXTO POÉTICO
No texto poético predomina a linguagem emotiva, conotativa(sentido figurado), com imagens, sugestões, metáforas, imitações sonoras, ritmo, ocupação particular no espaço da página.
A composição literária pode assumir duas formas: a prosa e a poesia.
Poesia: é a linguagem subjetiva, emotiva que apresenta um certo ritmo e a predominância da linguagem figurada(fora do costume), da conotação. Para a maioria trata-se de uma criação rítmica, melódica, de conteúdo emotivo e lírico(o poeta expressa o seu EU). Pode existir poesia num texto em prosa ou numa linguagem versificada(em versos).
Prosa: é a linguagem direta, usual, texto linear. Nela predomina a denotação(sentido real). Quando a poesia está contida na linguagem em prosa dá-se o poema em prosa ou prosa poética. Na prosa poética destacam-se as seguintes características:
Conteúdo lírico e emotivo
Recriação lírica da realidade
Utilização artística da poética
Linguagem conotativa(figurada)
Poema: é a expressão de sensações e sentimentos, agrupada de estrofes ou versos. Um poema pode ter apenas uma estrofe. É uma expressão verbal rítmica.
Soneto: é um poema de forma fixa. Possui 14 versos, sendo dois quartetos e dos tercetos. O último verso é conhecido como “chave de ouro”, contém a essência da idéia do poema.
Acróstico: composição poética que forma frase com as letras iniciais lidas verticalmente.
Ex: Menina bonita
Amiga e companheira
Revela delicadeza,
Inteligência
Até nos pequenos gestos
Poemas figurativos , cinéticos ou concretos: são aqueles que têm uma disposição especial de versos e palavras, dão a impressão de formas concretas e movimento(cinético). As características do poema concreto são:
Ruptura com a sintaxe tradicional e a disjunção das palavras
Abolição do verso linear e a ampliação das possibilidades de leitura
Associação da comunicação verbal e visual.

VERSIFICAÇÃO
Versificação é a arte de fazer versos.
Verso é a unidade rítmica de um poema. Corresponde a linha de uma estrofe.
Estrofe ou estância: é um grupo de versos isolados por uma linha em branco.
Estrebilho ou refrão: verso que se repete no fim das estrofes.
Metrificação ou métrica(metro) : é a contagem das sílabas poéticas do verso. É a medida do verso: quantidade de sílabas poéticas.
Escansão: é a contagem das sílabas poéticas, que diferem das sílabas gramaticais. As sílabas gramaticais são contadas até a última sílaba. Ex: Riscando a solidão de uma alameda: 14 sílabas gramaticais.
As sílabas poéticas ou métricas são contadas até a última sílaba tônica da palavra final do verso. A vogal átona se une à vogal(ou vogais) da palavra seguinte. Ex: Ris/can/doa/so/lidão/deuu/maa/la/me/.
Este verso possui 10 sílabas métricas. Os versos recebem nomes de acordo com o número de
sílabas: 01(Monossílabo), 05(Pentassílabo), 07(Heptassílabo), 08(Octossílabo), 09(Eneassílabo), 10(Decassílabo),
12( Alexandrino).
Ritmo é a a sucessão alternada de sons tônicos e átonos, repetidos com intervalos, resultando numa cadência agradável. É a distribuição das sílabas átonas e tônicas de modo que estas se repitam a intervalos regulares ou a espaços sensíveis quanto à duração e acentuação. Ex: Cavaleiro das armas escuras.
Rima é a conformidade ou coincidência de fonemas, geralmente no final de dois versos diferentes, podendo ocorrer também entre vocábulos no interior dos versos(rima interior). Os versos que rimam são designados pela mesma letra. As rimas podem ser: emparelhadas(AABB), alternadas(ABAB), opostas ou interpoladas(ABBA).
Os versos sem rima são chamados de versos brancos.
Versos livres: muito usados pelos poetas modernistas. Não seguem as regras da versificação tradicional(número de sílabas, distribuição de acentos(sons forte e fracos).
Recitação: é a leitura dos versos em voz alta. Para uma boa recitação são necessários os seguintes requisitos:
Gesticulação adequada, sem exageros
Expressão fisionômica condizente com o texto
Pronúncia das palavras de acordo com o ritmo do poema e das idéias

Nenhum comentário:

Postar um comentário