sábado, 26 de dezembro de 2009

Texto narrativo

Texto narrativo
Texto narrativo é aquele que relata fatos e acontecimentos, reais ou imaginários, situados no tempo. Ex: romance, conto, novela, crônica, epopéia ou um simples fato narrado.
O texto narrativo caracteriza-se por uma progressão de acontecimentos, marcada por peripécias ou incidentes, geralmente, portadora de uma moral. O desenvolvimento dos fatos se dá pelas ações das personagens. No desenrolar dos acontecimentos geralmente há um ponto culminante chamado clímax, em que a história atinge seu momento de maior interesse e dramaticidade. O desfecho(ou desenlace) finaliza a história. O narrador pode enfocar a história(os fatos) de dois modos:
a) como personagem-narrador (1ª pessoa): participando dos acontecimentos
b) como personagem-observador (3ª pessoa): apenas relatando os fatos.
Os personagens podem ser:
a) Protagonista: personagem central, sobre o qual recai o interesse da narrativa
b) Antagonista: personagem que cria clima de tensão, opondo-se ao protagonista
c) Personagens secundárias: sem grande importância . Também chamados de coadjuvantes.
d) Narrador: aquele que conta a história.
Quanto a evolução dos personagens se apresentam como:
a) Planas ou estacionárias: não mudam no decorrer da narrativa
b) Esféricas ou evolutivas: vão sendo definidas no decorrer da narrativa, algumas vezes surpreendem o leitor.

ESPÉCIES DE NARRATIVAS
1- CONTO: narrativa curta que procura registrar um conflito, com a participação de poucos personagens.
2- CRÔNICA: pequeno enredo que trata de fatos ou acontecimentos que caracterizam uma parte da sociedade. Apresenta uma reflexão a partir de um fato ou evento. Dá-nos uma visão irônica ou cômica dos fatos.
3- NOVELA: narrativa geralmente centrada em um só acontecimento e suas repercussões. Caracteriza-se por uma pluralidade dramática, uma série de células encadeadas, com relativa autonomia. Apresenta um maior número de personagens principais e secundárias, algumas das quais são mantidas como fio condutor da narrativa. A carga dramática vai crescendo ao longo dos episódios até chegar ao epílogo(conclusão). Observa-se nas novelas a preferência por cenas dialogadas.
4- ROMANCE: narrativa longa, de enredo mais complexo que a novela. São tipos de romance o de aventura, o de amor, o policial, o de ficção científica, o fantástico, o realista, etc. As personagens são analisadas mais profundamente.
5- EPOPÉIA: é a mais antiga das formas narrativas, cujas obras importantes foram produzidas pelos gregos: A Ilíada e A Odisséia, de Homero. Virgílio, o escritor romano escreveu Eneida.
Em língua portuguesa a mais importante obra epopéia é Os lusíadas, de Luis de Camões, publicada em 1572. A epopéia é escrita em versos e tem como finalidade exaltar um grande sentimento coletivo(religioso, patriótico, humanitário). Para isso escolhe geralmente um herói lendário que realizou feitos grandiosos. Descreve os elementos que se contrapõem ao herói e os elementos mitológicos ou divinos que o auxiliam na luta pela conquista de um ideal coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário