sábado, 26 de dezembro de 2009

Classicismo ou Renascimento: 1527-1580

CLASSICISMO OU RENASCIMENTO: 1527 -1580
Classicismo foi um amplo movimento econômico, cultural e científico, surgido na Itália, em fins da Idade Média, século XVI. Em Portugal iniciou em 1527 com o retorno de Sá de Miranda da Itália e seu marco final foi em 1580, ano em que Portugal passou para o domínio espanhol. O Classicismo assinala o início dos tempos modernos. Ele se espalhou rapidamente por toda a Europa, onde se vivia sob o seguinte contexto:
Necessidade de caminhos marítimos para o Oriente, em busca de especiarias
Grande avanço científico, que proporcionou as grandes navegações
Antropocentrismo: A nova concepção do homem,, centrada mais no ser humano, nos seus problemas e nas suas conquistas. O homem adquire consciência da sua capacidade realizadora: conquista, inventa, cria, descobre, produz.
O questionamento de algumas práticas da Igreja Católica
Neste período houve um florescimento das artes na multiplicação de cores e pelo maior equilíbrio com que as formas humanas passaram a ser retratadas.
CARACTERÍSTICAS
Imitação dos autores clássicos gregos e romanos da antiguidade: Homero, Virgílio, Ovídio, etc. valorizando os sonetos e epopéias, preocupando-se com a métrica, rima, correção gramatical , clareza na expressão do pensamento.
Uso da mitologia: Os deuses e musas inspiravam os renascentistas: Em, “ Os Lusíadas”, Vênus(a deusa do amor) e Marte(o deus da guerra) protegem os portugueses nas suas conquistas marítimas, ao passo que Baco(o deus do vinho) tenta atrapalhá-los e destruí-los.
Predomínio da razão sobre os sentimentos: A linguagem clássica não é subjetiva, sentimental. Expressa verdades universais fornecidas pela natureza, através da razão.
Uso de uma linguagem sóbria, simples, sem excessos de figuras literárias.
Idealismo: busca da perfeição estética, da pureza e das formas e dos ideais de beleza. Apesar de
objetiva, a arte clássica não era naturalista. Ela deveria ser idealizada pelo artista. A mulher amada era descrita como um ser angelical e não como criatura humana.O tema dos clássicos é o homem ideal, liberto de suas necessidades diárias comuns. Os personagens centrais das epopéias são apresentados como seres superiores, sem defeitos. Ex: Vasco da Gama em, Os Lusíadas, é um ser dotado de virtudes extraordinárias, incapaz de cometer qualquer erro, admirado pelos próprios deuses.
Amor platônico: os poetas clássicos revivem a idéia de Platão de que o amor deve ser sublime, elevado, espiritual, puro, não-físico. O amor fundamentava-se em três aspectos: racionalismo, idealização e o espiritualismo.
Busca da universalidade e impessoalidade: A obra clássica torna-se a expressão de verdades
universais eternas, despreza o individual.
Os principais autores do período clássico em Portugal são:
Sá de Miranda: Poesia e comédia.
Luís Vaz de Camões: Poesia lírica e épica, peças teatrais. Sua mais importante obra é a epopéia “Os lusíadas” de 1572. Epopéias são poemas longos sobre feitos grandiosos e heróicos, como foram as grandes descobertas marítimas dos portugueses. As epopéias famosas da antiguidade clássica são: Ilíada e Odisséia, de Homero, Eneida de Virgílio. Suas poesias tinham influência de Platão(filósofo grego), no que se refere à beleza e ao amor platônico.
João de Barros: Historiografia com a obra Décadas, em que narra a história das conquistas, navegações e comércio dos portugueses.
Fernão Mendes Pinto: literatura de viagem, com Peregrinação.
Bernardim Ribeiro: novela Menina e Moça(1554)
Antônio Ferreira: Tragédia de Dona Inês de Castro(peça teatral de 1587).

Nenhum comentário:

Postar um comentário